domingo, 7 de novembro de 2010

"Tribuna Livre" - 2ª Edição



CARROS, CARRINHOS, MOTOS E DECIBÉIS


Parece que há por aí queixas de moradores nas redondezas do Autódromo Internacional do Algarve, sobre ruídos provocados por veículos de competição que circulam na pista do mesmo.
É um ruído, é certo, que provoca níveis de decibéis elevados, mas decibéis esses permitidos pelas leis que regem os desportos motorizados e que não podem ultrapassar um determinado valor, nos carros 100 e nas motos 80 decibéis, salvo erro.
Portanto são valores aceitáveis, e ainda para mais ao ar livre e durante um período de tempo normalmente de duração de corrida que depende do tipo de campeonato em disputa.
Quero com isto dizer que estes “ruídos” são esporádicos durante um fim-de-semana e nem sempre há provas todos os fins-de-semana, são sempre disputados durante o dia excepto uma corrida que é iniciada durante a tarde e acaba perto das 24h, pois a lei do ruído segundo sei permite fazer diversos barulhos até esta hora como limite máximo.
Sendo eu um apaixonado pelo desporto automóvel vejo com muita desconfiança que se faça um alarido de tal ordem sobre estes “ruídos” que se pensem em discutir em sede de Assembleia da República Portuguesa.
Meus amigos vejamos a situação do ruído com diversos exemplos, como indirectamente os benefícios aos diversos serviços que o Algarve em geral e o Concelho de Portimão beneficiam, pois quando há uma prova, por norma as equipas que vêm disputar a prova no Autódromo Internacional do Algarve, têm que alugar Hotéis para as equipas de mecânicos, pilotos e restante staff, alugam carros para se deslocar durante a estadia, estadia esta que normalmente dura uma semana no mínimo pois há que preparar a prova com todos os cuidados.
Acabam por trazer rendimentos para os diversos serviços, pois necessitam de refeições, que por regra geral são feitas nos restaurantes do Concelho.
Por norma um evento dura de Sexta-feira de manhã a Domingo a meio da tarde, são dias de movimento, com o público que se desloca ao Autódromo para assistir às provas.
São dias em que sim, concordo há algum “ruído” mas depois, durante a semana e fins-de-semana seguintes nada há de que provoque muito barulho.
Eu discordo desses movimentos contra o “ruído” pois vejamos, no Autódromo directamente trabalham mais 50 pessoas por dia, quer na empresa que gere o empreendimento, quer nas empresas que nele fazem o seu "ganha-pão", como a empresa de restauração, que fornece refeições no próprio complexo e que se tem que abastecer em fornecedores do Concelho ou da própria Região.
Durante as provas é preciso pessoas para efectuar o controlo da corrida e a segurar que a mesma se desenrola normalmente, este trabalho é efectuado por Comissários de Pista, que pertencem a dois Clubes o AIA MOTOR CLUBE e à ACDME.
Normalmente são cerca de 150 a 200 comissários por prova, que fazem parte e lutam por o seu desporto de eleição.
Dependem também os trabalhadores que cuidam e mantêm o próprio Autódromo, nomeadamente a pista onde se desenvolvem os eventos.
Querem fazer disto um “Ruído” a nível superior?
Não concordo, vejamos o caso do Circuito do Estoril, fica muito próximo e bem de zonas habitacionais e de comércio que o Autódromo Internacional do Algarve, há queixas de ruído sobre o Estoril? Se as há nunca as ouvi e já lá estive a presenciar diversas provas de automobilismo e motociclismo, o que há sim isso é certo é um envolvimento dos residentes e comerciantes da zona, pois aproveitam para fazer o seu negócio.
Foi realizado há poucos dias o MOTO GP e estiveram 40 a 45 mil pessoas no Circuito do Estoril a ver a prova como espectadores, estes tiveram que consumir refeições, refrigerantes, gasolinas para as motos e carros em que se deslocaram, muitos alugaram casas e ou quartos de hotéis para pernoitar, será isto mau para o ruído?
Pensemos primeiro antes de levar esta questão a plenário da República pois quem se queixa, porventura como em tempos circulou um comunicado contra, mais uma vez, o tão mal fadado “ruído” são quiçá residentes que não residem cá, vêm de fora, compraram cá uma casa e tentam passar a imagem que o ruído é incomodativo para os seus dias de férias ou descanso.
Indirectamente este ruído está a ser demasiado importante para um “ruído” que é passageiro, apenas dura o tempo do evento, depois regulariza.
Para finalizar penso que este “ruído” tem mais prós para a economia local do que apenas o contra de ser incomodativo para apenas alguns, “ruído” este que é feito durante as horas legais que a Lei prevê.
Concluo discordando da importância que se lhe está a dar ao levar à discussão na Assembleia da República Portuguesa (http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=110013), pois ao analisarmos os dividendos e benefícios que o Autódromo Internacional do Algarve gera para a Região do Algarve e em particular para o Concelho de Portimão, reparamos que é um mal que vem por bem.
Será que estes residentes que se queixam do barulho nas imediações não deveriam, isso sim fazer “ruído” por melhores estradas de acesso às suas casas, por melhores condições de vida em aglomerados de vivendas que tem acessos de há 20 anos atrás!?
Não será mais profícuo lutarem por melhores condições de centros de saúde para quem vive longe do centro da Cidade?
E, por que não, melhores escoamentos de águas em determinadas áreas que quando chove, águas pluviais essas, que impedem o acesso a algumas áreas residências?
Pensem nisto que porventura serão lutas mais benéficas e que trarão melhores condições de vida às populações das zonas envolventes e próximas ao Autódromo!


José Duarte

3 comentários:

João Bárbara disse...

Zé, não podia concordar mais.

Como tudo o que se passa na sociedade, temos de ser moderados e não podemos querer ser os senhores da verdade. É certo que para o descanso de alguns há sempre quem não descanse, mas isso faz parte de viver em sociedade e aceitar os defeitos e as virtudes de uns e outros.

Quando se fala deste assunto, há sempre muitos que se esquecem de que o AIA já traz, e do que vai cada vez mais trazer, fama e dinheiro ao nosso Concelho. Quando se comenta e se fala da possibilidade do AIA receber esta a aquela prova é uma forma de fazer publicidade ao nosso Concelho e à região do Algarve. Se percorrermos os inúmeros fóruns sobre o Mundo Automóvel verificamos que esta possibilidade existe.

Para quem protesta, e para quem fala mal do AIA apenas digo passem por lá num dia de prova e vejam o número de pessoas e tudo o que envolve a mesma para perceberem que é e está cada vez mais a ser importante para a região e para Portimão e Lagos.

Não nos podemos esquecer que as alternativas ao Turismo passam também por este tipo de Turismo e de actividade diferente do habitual no Algarve.

Esta é apenas a minha opinião pessoal e como é óbvia haverá quem discorde. Eu aceito isso, por isso aceitem a minha opinião.

João Bárbara disse...

Na minha opinião pessoal, a JSD deveria de solicitar à Sra. Deputada que efectue um comunicado com a sua posição oficial sobre este assunto.

Só assim podiamos perceber o que lhe vai na alma.

Anônimo disse...

Este rapaz que aqui escreve estas palavras não é trabalhador do autódromo?
Não é Comissário de pista?
Não é um assalariado desse investimento privado?
- É que se for verdade está basicamente a defender o patrão.

PP