sexta-feira, 4 de julho de 2008

JSD/Portimão reuniu-se com Vereadora da CMP



A JSD/Portimão reuniu-se, no dia 4 de Julho, com a Vereadora da Câmara Municipal de Portimão, Dr.ª Isabel Guerreiro, para a apresentação de cumprimentos e discussão de propostas e políticas que afectam os jovens da cidade.

O ponto mais importante da reunião foi a discussão sobre a criação do Conselho Municipal de Juventude (CMJ). A JSD/Portimão apresentou uma proposta escrita – endereçada à sr.ª Vereadora e ao srº Presidente da Câmara – na qual sustentamos a importância da criação do CMJ, com os seguintes pontos: "aproximar a política dos jovens; dar a conhecer à Câmara Municipal as necessidades e preocupações da juventude; conceder aos jovens a representatividade que merecem e, muitas vezes, não têm nos vários órgãos autárquicos; fornecer um maior leque de opiniões e ideias à CMP; reconhecer a importância que as várias associações assumem no panorama político de uma cidade".

A sr.ª Vereadora mostrou-se receptiva a esta proposta, referiu que há muito a equaciona e que, neste momento, aguarda a discussão na especialidade do Projecto Lei nº430/X( que estabelece o regime jurídico dos CMJ) e, consequentemente, a sua publicação. A JSD manifestou a sua vontade de que o processo se concretizasse rapidamente e ficou acordado com a sr.ª Vereadora que, se em Setembro o projecto-lei se mantiver demorado, avançar-se-á para a constituição do CMJ, mesmo sem a aprovação do regime jurídico.

Esta juventude partidária quis também saber como está a correr o processo da Casa da Juventude. Foi informada de que em Setembro seria apresentado o resultado do concurso de ideias e, a partir de então, todo o processo avançaria.

Um outro ponto discutido foi a habitação jovem e a reabilitação do centro da cidade. A JSD/Portimão defendeu a importância da revitalização do centro e o papel que a CMP tem a desempenhar nessa questão. Papel esse que passa pela tomada de posições conjuntas, entre a CMP, os comerciantes e respectivas associações, a nível da revitalização do comércio, principalmente à noite. Depois, passa também pela recuperação de fachadas, casas e incentivos à fixação dos jovens no centro.

Discutiu-se, também, a questão das universidades do concelho e da eventual construção de um pólo tripartido. A JSD alertou para a necessidade de ouvir os alunos das universidades, de modo a que sejam salvaguardados os interesses de todos. A CMP foi questionada, ainda, em relação às residências universitárias que poderão ser construídas no futuro e pediu à CMP que apoiasse e continuasse a pressionar as universidades, para que Portimão se tornasse uma verdadeira cidade de cariz universitário. Por outro lado, a JSD recebeu, com agrado, as informações relativamente aos projectos de novas escolas no concelho, nomeadamente uma escola secundária, com vertente artística.

No último ponto, a JSD mostrou à sr.ª Vereadora a sua indignação em relação à questão dos tags que se verifica por toda a cidade e constituem um acto de vandalismo. Mais, a JSD informou que apresentará, em breve, medidas e acções para combater este tipo de assinaturas, e para valorizar a verdadeira arte, os graffiti.

Nenhum comentário: