COMUNICADO
Portimão vive um clima de insegurança crescente. Sem querer alarmar a população, a JSD/Portimão considera que todos os assaltos, agressões e outros crimes, de que Portimão tem sido vítima, são graves e merecem acção rápida e eficaz.
A JSD/Portimão não tem conhecimento dos números mais recentes acerca da segurança na nossa cidade. Contudo, faz uma ressalva, e alerta para o perigo de enviesamento dos números, dado o funcionamento da PSP em Portimão. Este funcionamento pode levar à desistência das pessoas em apresentar queixa. Várias são as falhas que apontamos: o tempo de espera para formalizar denúncias; as más condições de trabalho; a falta de equipamento; e a não-abertura de postos policiais, durante a semana, em zonas-chave.
Defendendo a necessidade de apresentar propostas, de modo a justificar as críticas, a JSD/Portimão coloca-se ao lado da Câmara Municipal de Portimão na política da videovigilância e apela à necessidade de uma resposta da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), que se aguarda há muito tempo. Todavia, sabemos que esta medida não é suficiente e, por isso, criticamos a posição da Governadora Civil de Faro, Drª Isilda Gomes, que faz depender a segurança em Portimão da instalação das câmaras de videovigilância.
Outra medida que apontamos é o aumento dos efectivos policiais na cidade de Portimão, o que contribuiria para uma cidade mais segura e de intervenção policial rápida, sempre que necessário. Para tal, o executivo municipal tem de mostrar reais intenções de que este aumento aconteça e tomar posição conjunta com o Ministério da Administração Interna.
Coordenado com este reforço, consideramos que a necessidade de reorganização da distribuição dos agentes da PSP é premente. Deste modo, pensamos que os agentes são necessários na rua e não a tratar de questões administrativas. Esta é uma medida simples e fácil de pôr em prática, bastando uma reorganização séria na distribuição dos agentes.
Portimão, 8 de Maio de 2008
A Comissão Política de Secção da JSD/Portimão
O Presidente
Pedro Roma
Nenhum comentário:
Postar um comentário