A costa portimonense tem sido alvo de fortes modificações ao longo dos últimos anos, devido, principalmente, à erosão das falésias. Esta situação constitui um perigo muito grande para as populações, como se pode verificar nas imagens.
Não querendo correr o risco de ser interpretada como uma posição exclusivamente política, a JSD/Portimão apenas hoje – depois do fim da época mais intensa do Verão – informa que acaba de enviar um ofício dirigido à CCDR-Algarve, sobre este assunto.
A JSD/Portimão pergunta à CCDR se já fez alguma análise do estado actual das falésias, principalmente entre a Praia do Vau e a Praia da Rocha. Questiona, ainda, quais os planos de intervenção da CCDR para esta zona. Por último, a JSD pergunta à CCDR-Algarve se considera ser 100% segura a circulação de pessoas perto destas falésias, até às protecções lá colocadas.
Um dos casos mais alarmantes é, por exemplo, o que se verifica na passagem pedonal da Avenida Tomás Cabreira, que liga a Rotunda dos Três Castelos à Praia da Rocha. Neste caso referido, já houve a queda de um pilar de protecção devido à erosão da falésia. Foi, depois, colocada uma protecção metálica, de modo a voltar a garantir a segurança. Devido ao estado actual da falésia – marcado por constantes derrocadas e muitas rachas internas – há o perigo iminente de um abatimento do piso, onde vários peões passam quotidianamente. É por este tipo de situações que a JSD tenta saber o que está a ser feito para salvaguardar a segurança das pessoas e a própria conservação das falésias.
Por último, a JSD informa que alertou o Sr.º Presidente da Câmara Municipal de Portimão sobre esta situação e pediu que tomasse uma posição. Mais, a JSD/Portimão levará este tema à Assembleia Municipal de dia 3 de Setembro, de modo a sensibilizar todas as forças políticas para a necessidade de uma posição conjunta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário